terça-feira, 1 de abril de 2014

Organização administrativa-territorial



Território da Moldávia é organizada administrativamente em unidades administrativas: condados, cidades e aldeias. Aldeia Estado (comuna), cidade (município) é desenvolvido nos estatutos quadro aprovado peloParlamento da Moldávia , e aprovado pelo conselho local. Divisão administrativa da Moldávia é realizada em dois níveis:. Aldeias (comunas), setores e cidades (municípios) são os primeiros, rayon, Chisinau e Balti é o segundo nível.
A aldeia é uma unidade administrativa compreendendo população rural unidos por terra, as condições geográficas, as relações económicas, as tradições sócio-culturais e costumes. Dois ou mais aldeias, dependendo do econômico, social, cultural, geográfica e demográfica, podem ser fundidas para formar uma única unidade administrativa chamada comum. A aldeia é uma unidade administrativa que compreende população rural unidos por interesses e tradições comuns.
A cidade é uma unidade administrativa é mais desenvolvido do que a aldeia em termos de população urbana compreendendo económica, social e cultural, as estruturas urbanas -doméstico, comercial e industrial adequado, cuja população é sobretudo na indústria, governo e serviço ao consumidor em vários campos da vida intelectual, cultural e político. 
A cidade é a vila urbana, com um papel particularmente no campo econômico, social, cultural, científico, político e administrativo com estruturas e instituições industriais e comerciais importantes no campo da educação, saúde e cultura.
O distrito é uma unidade administrativa composta por aldeias (comunas) e cidades, unidas por terra, econômica e as relações sócio-culturais.
Na sequência da adopção da lei sobre o desenvolvimento regional na República da Moldávia (2006) foram estabelecidas regiões de desenvolvimento, que visam aumentar a captação de recursos e investimentos e garantir o desenvolvimento sustentável. 
Tal Moldávia é dividida em 32 distritos, cinco cidades e duas regiões com estatuto especial:
Municípios da República da Moldávia:                                                                           

As regiões com estatuto especial:
Distritos da Moldávia:

5 Monumentos da Moldávia



Stefan cel Mare



 Estátua “Stefan cel Mare” é um monumento situado em Chisinau, capital da Moldávia. Stefan cel Mare era o governante em 1457-1504. A estátua foi realizada durante os anos de 1925-1928 pelo escultor Alexandru Plămădeală.


Catedrala Adormirea Maicii Domnului
Catedrala Adormirea Maicii Domnului é um local sagrado que esta situado em Drochia, foi pintada e decorada por um grande mestre pintor romeno, Peter Achiţenie.
Em 1988 foi construída, foi feita durante quatro anos.
Cetatea Sorocii
Cetatea Sorocii é a fortaleza da Moldávia do século XV, que esta situada em Soroca. Foi fundada pelo Stefan cel Mare em 12 Julho 1499. Foi fundada para proteger a cidade devido aos bombardeamentos das cidades vizinhas.












Lumenarea Recunostintii
Encontra-se num alto da cidade Soroca, está situada perto do rio Nistru. É uma das criações mais importantes da história moderna da Moldávia.
Este extraordinário trabalho é dedicado a todos os monumentos moldavos que foram destruídas. O monumento foi inaugurado em 27 de março de 2004. Para chegar ao monumento deve subir 600 degraus .







Ceasul din Centrul- Chisinau
Ceasul din Chisinau é um Arco de Triunfo construído em 1840. Foi elaborado devido a vitoria contra a guerra com a Russia em 1812. A forma é quadrada e tem 13 metros de altura.